Navio de pesquisa oceanográfica "Hespérides chega em Salvador e pesquisadores visitam Secis
- Fato News Ba

- 20 de abr. de 2022
- 2 min de leitura

O navio espanhol de pesquisa oceanográfica "Hespérides" fez escala no porto brasileiro de Salvador nesta quarta-feira (20) para dar início a campanha científica PYROWIND, com pesquisadores e técnicos a bordo. É a sétima vez que o "Hespérides" faz uma chamada na cidade soteropolitana. Ainda nesta quarta, os pesquisadores visitaram a sede da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis). Participaram do encontro, o Cônsul Geral da Espanha Carlos Pérez-Desoy, o capitão-tenente Mário Vieira Salles do Amaral, o subsecretário da Secis, Ivan Euler e o chefe do Escritório de Cooperação Internacional, João Victor. Na ocasião, os técnicos puderam conhecer as instalações do prédio modelo, como também os projetos sustentáveis e desafios da gestão municipal de Salvador.
O objetivo do projeto é analisar a variação histórica da circulação atmosférica na zona tórrida, quantificando o material pirogênico dos incêndios tropicais que são transportados por correntes aéreas distantes de seu local de origem até acabarem sendo depositados no Oceano Atlântico. Nesse contexto, o "Hespérides" coletará amostras de água, ar e sedimentos do fundo do oceano em todo o Atlântico tropical e subtropical em um projeto que envolve uma equipe multidisciplinar de doze pesquisadores de sete nacionalidades diferentes.
O navio de pesquisa oceanográfica "Hespérides" partiu de Cartagena para iniciar sua 26ª Campanha Antártica, concentrando a atividade na realização de projetos científicos a bordo e no apoio logístico às Bases Antárticas espanholas. O ponto alto desta campanha foi o projeto ANTOM-II, uma análise dos poluentes de origem humana que chegam às águas do Oceano Sul. Até hoje, durante a Campanha Antártica, o "Hespérides" já viajou mais de 16.000 milhas náuticas e mais de 160 cientistas pertencentes a 12 nacionalidades diferentes embarcaram a bordo.
Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação | Prefeitura de Salvador





Comentários