top of page

FGV: confiança do consumidor volta a subir após dois meses em queda

  • Foto do escritor: Fato News Ba
    Fato News Ba
  • 25 de out. de 2021
  • 1 min de leitura

ree

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil


Alta foi puxada pela melhora de perspectivas das famílias


O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), subiu 1 ponto de setembro para outubro deste ano e interrompeu uma trajetória de dois meses em queda. Com o resultado, o indicador chegou a 76,3 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos.


A alta foi influenciada principalmente pelo Índice de Expectativas, que mede a confiança do consumidor brasileiro no futuro. O subíndice subiu 1,3 ponto, atingindo 82,4 pontos em outubro, puxado pela melhora das perspectivas sobre a situação financeira familiar.

O Índice da Situação Atual, que mede a percepção do consumidor sobre o presente, variou 0,2 ponto e chegou a 69 pontos.


“Contudo, consumidores se mantêm cautelosos em relação à intenção de compra de bens duráveis. O aumento da incerteza, o aumento dos preços e a demanda represada por serviços na pandemia podem estar contribuindo para frear o consumo desses produtos”, disse a pesquisadora da FGV Viviane Seda Bittencourt.


Fonte: Agência Brasil

Comentários


Envie sua pauta: fatonewsba@gmail.com

©2025 por Fato News Ba

Data:

11/8/2025

bottom of page